VELHAS ÁGUIAS
Comandante da FAB ministra palestra para Oficiais da reserva
A tradicional palestra voltada ao grupo de militares da reserva da região de Brasília (DF), conhecido como Velhas Águias, aconteceu nesta sexta-feira (04/10), no Clube da Aeronáutica, dando início aos eventos em alusão ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A apresentação foi realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que estava acompanhando pelo Ex-Ministro de Estado da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lobo, que esteve no comando nos períodos de 6 de outubro de 1992 a 31 de dezembro de 1994 e de 20 de novembro de 1995 a 1º de janeiro de 1999.
Também estiveram presentes na palestra os ex-Comandantes da Aeronáutica: Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; além do Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, Oficiais-Generais da Aeronáutica de ontem e de hoje e Oficiais da Aeronáutica da Ativa e da Reserva.
As palestras do Comandante da Aeronáutica para os militares da reserva acontecem desde 2010 e, neste ano, com o lema “Preservar a história é escrever o futuro”, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno abordou a estrutura atual da Aeronáutica, apresentando os Comandantes das Organizações Militares que tem a função de defender, controlar e integrar.
“A ideia é mostrar a nossa Força Aérea, da qual os senhores fizeram e fazem parte. Mesmo com mudanças positivas, conseguimos manter a nossa atividade-fim, com Operações importantes como a ‘Voltando em Paz’, a “Taquari” e, agora, a “Raízes do Cedro”; e também com os nossos projetos estratégicos e futuros. É fundamental que todos saibam sobre nossas ações e a importância que temos no Brasil”, disse o Comandante da Aeronáutica.
Emocionado com as conquistas e as grandezas das ações e projetos da FAB, o Tenente-Brigadeiro do Ar Lélio Viana Lobo fez questão de parabenizar o Comandante e também de aconselhar os militares que estão na ativa. “Tenho certeza que todos os Velhas Águias estão emocionados com o que acabamos de ver. Claro que todos nós que passamos pela Força procuramos plantar alguma coisa, mas o que eu vejo nesse instante é que estão plantando com olhos voltados para o futuro. E é necessário que isso aconteça, é necessário que essa programação, essa visão de longos períodos exista pela própria natureza da atividade de Força Aérea. Parabéns ao senhor e à sua equipe!”, finalizou.
Clique aqui e assista ao vídeo.
Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER